Fisioterapia Pedia Suit e Therasuit​​​​​​​

O método PediaSuit é uma abordagem holística para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as  funções motoras e funções cognitivas de uma criança.  Todo o procedimento tem como base um programa de exercícios específicos e intensivos. É um programa que estimula o crescimento e desenvolvimento de cada criança. Trabalha a eliminação de reflexos patológicos e o estabelecimento de novos padrões de movimentos corretos e funcionais.

Segundo o fisioterapeuta Luiz Henrique Natali, que foi treinado por uma equipe da Therapies 4 Kids, dos Estados Unidos, para trabalhar a nova técnica, o PediaSuit utiliza diversas ferramentas. Uma delas é a propriocepção dinâmica, por meio de uma órtese mole, chamada Suit.

Uma roupa criada nos anos 70 por cientistas russos para uso dos astronautas inspirou o método, pois os mesmos, chegavam do espaço com dificuldades motoras, perda de movimentos, massa muscular e estrutura óssea debilitada. O Suit consiste em colete, touca, shorts, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura, funcionando como uma estrutura elástica externa, promovendo uma melhora da postura e consequentemente melhora dos movimentos, alinhando o corpo o mais próximo do normal, desempenhando um papel crucial na normalização do tônus muscular, do sistema vestibular e de funções sensoriais. Já o Spider (gaiola) é usado ​​para treinar a criança, aumentando a capacidade de isolar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis ​​por esse movimento. A gaiola permite ganho de amplitude de movimento, ganho de força muscular e flexibilidade das articulações, bem como melhora das competências funcionais. 

O PediaSuit é indicado no tratamento de atraso no desenvolvimento motor; distúrbios de equilíbrio; alterações em coordenação motora; diminuição de massa óssea; diminuição de força muscular; distúrbios de integração sensorial; traumatismo crânio-encefálico; acidente vascular encefálico; ataxia; atetose; hipotonia; hipertonia; desordens neurológicas; autismo; síndrome de down, entre outros.
A convite do CREFITO-8, o fisioterapeuta Luiz Henrique Natali participou de uma breve entrevista, acompanhe abaixo:

CREFITO-8.   Após o surgimento da idéia utilizada pelos astrounautas russos, como as roupas evoluíram?
 
LHN. Existem outras marcas de roupas terapêuticas. Primeiro criou-se uma roupa chamada PENGUIM SUIT bem diferente destas ultimas lançadas. Vieram na sequência a  ADELI SUIT 92 e  ADELI SUIT 94, após vieram THERASUIT E PEDIASUIT, a qual eu possuo o curso para utilização da roupa.

CREFITO-8.  Somente crianças podem se beneficiar do método?
 
LHN. Não. Existem cinco tamanhos de roupa. Vai desde crianças a adultos. Pacientes com sequelas de TCE ou AVE, também podem fazer uso da roupa.


CREFITO-8. Acredita em rápida disseminação do método entre os fisioterapeutas paranaenses e brasileiros?
 
LHN. Creio que haverá uma disseminação entre as APAEs primeiro. Porém, todos aqueles que trabalham com neuropediatria ou neurologia adulto, irão se interessar pelo método. Não sei se haverá muitos profissionais oferecendo a técnica em clínica, devido o custo das roupas e dos acessórios ser elevado.CREFITO-8. Considera que os custos são elevados para a maioria das clínicas oferecerem tais serviços?

LHN. Tenho plena certeza de que, clínicas particulares teriam dificuldades no início. A terapia também tem um custo elevado para os pais. Por isso acredito que o tratamento será mais disseminado entre as APAEs. Porém aos poucos existirão clínicas oferecendo o tratamento. Pais buscam tratamento que dê resultados. Se o tratamento promover resultados, os pais, de alguma maneira, fazem tudo pelos seus filhos.

fonte: https://www.crefito8.gov.br/pr/index.php/sala-de-imprensa/noticias/677-o-metodo-pediasuit

plugins premium WordPress