Na Nossa clínica, cada sorriso é uma conquista, cada passo é uma vitória. Moldando futuros brilhantes, um atendimento autêntico, uma transformação de amor para cada criança no espectro do autismo.
A intervenção psicopedagógica trabalha de forma conjunta com outras terapias para aquisição e generalização de pré-requisitos e domínios de algumas competências fundamentais. A aquisição destas habilidades não acontece apenas de forma espontânea. É necessário que a criança seja estimulada de acordo com a fase do desenvolvimento, levando em consideração o repertório individual de cada criança. As áreas abordadas como base de preparo são: esquema corporal; lateralidade; orientação espacial; coordenação motora ampla e fina; orientação temporal; ritmo; análisesíntese visual e auditiva; habilidades visuais específicas; acompanhamento visual; visu-motora; habilidades auditivas específicas; consciência fonológica; consciência fonética; fluência e repertório de vocabulário; memória cinestésica; comportamento de aluno; rotinas; linguagem oral; grafomotor; função social da escrita e da leitura; língua portuguesa; matemática entre outras habilidades de aprendizagem. As habilidades abordadas no VB-MAPP serão base para as intervenções pedagógicas. Os objetivos irão de acordo com Plano de Ensino Individualizado de cada aluno.
Setor de Psicologia/ Intervenção Comportamental
A intervenção comportamental é feita de forma individualizada. Após o levantamento das habilidades que serão avaliadas com o protocolo de avaliação, usado dentro da análise de comportamento aplicada – Terapia ABA, e visa identificar e avaliar as habilidades de linguagem. Verbal Behavior Milestones Assesment and Placement Program (VB-MAPP), é elaborado um plano de ensino individualizado (PEI), que nos orienta e direciona para que seja trabalhado em cima de cada habilidade que a criança irá aprender ou desenvolver. A interação entre terapeuta e aluno se dá por meio das respostas dadas as tentativas de comunicação da criança, de atividades prazerosas, com materiais familiares e reforçadores. A interação com as crianças devem ser feitas no intuito de motivar a participação deles nos programas e estabelecer uma relação harmoniosa e agradável. O terapeuta cria situações próximas ao ambiente natural para trabalhar algumas questões na prática e avaliar o quão positivos estão sendo os programas comportamentais;
Benefícios da Psicoterapia ABA:
Quem pode se beneficiar?
As intervenções são divididas em seis etapas:
Agora, vamos falar um pouquinho de cada uma dessas fases.
A anamnese é a coleta de dados pessoais, é uma entrevista que possui técnicas para o profissional construir sua avaliação e se aprofundar no diagnóstico do paciente.
É a base a partir da qual se estabelece a necessidade do acompanhamento terapêutico e da qual serão definidas algumas etapas a serem trabalhadas no desenvolvimento da criança.
Nesta etapa é realizada testagem de diversas categorias de estímulos, como cores, números, gestos, palavras, objetos e ações. Também é feita a identificação do currículo atual da criança, que pode ser básico, intermediário ou avançado, com relação às habilidades:
Diante das respostas apresentadas e interpretadas de acordo com a realidade do pequeno, o terapeuta identifica as áreas que precisam ser estimuladas ou ampliadas. Essa informação é essencial para criar o programa comportamental a ser aplicado.
Na programação individual, é feita a introdução das habilidades ausentes ou com déficits do repertório da criança, de acordo com as informações previamente coletadas na avaliação comportamental. Nesse primeiro momento o intuito é de atender às especificidades do aprendizado do pequeno, no qual será reavaliado em um período de 6 meses.
São realizadas as atividades dos programas comportamentais. Os programas podem ser:
A análise dos dados é feita por meio das folhas de registro. Esses documentos servem para facilitar a comunicação entre os terapeutas, no que concerne ao desenvolvimento da criança e para a constante reavaliação da programação proposta.
Devolutiva com os pais e/ou responsáveis
A devolutiva é dada aos pais e/ou responsáveis, explicitando o que foi observado e investigado. Apresenta-se então o plano de intervenção a ser realizado com aquela criança.
Nosso objetivo é alinhar todo o processo terapêutico com a família e com os profissionais também envolvidos.
A intervenção comportamental será feita a partir da aplicação dos programas que foram desenvolvidos no plano de ensino individual de cada criança que objetiva por ensinar e desenvolver as habilidades de cada aluno.