Despertando potenciais e conduzindo jornadas extraordinárias

Na Nossa clínica, cada sorriso é uma conquista, cada passo é uma vitória. Moldando futuros brilhantes, um atendimento autêntico, uma transformação de amor para cada criança no espectro do autismo.

Psicopedagogia

A intervenção psicopedagógica trabalha de forma conjunta com outras terapias para aquisição e generalização de pré-requisitos e domínios de algumas competências fundamentais. A aquisição destas habilidades não acontece apenas de forma espontânea. É necessário que a criança seja estimulada de acordo com a fase do desenvolvimento, levando em consideração o repertório individual de cada criança. As áreas abordadas como base de preparo são: esquema corporal; lateralidade; orientação espacial; coordenação motora ampla e fina; orientação temporal; ritmo; análisesíntese visual e auditiva; habilidades visuais específicas; acompanhamento visual;  visu-motora; habilidades auditivas específicas; consciência fonológica; consciência fonética; fluência e repertório de vocabulário; memória cinestésica; comportamento de aluno; rotinas; linguagem oral; grafomotor; função social da escrita e da leitura; língua portuguesa; matemática entre outras habilidades de aprendizagem. As habilidades abordadas no VB-MAPP serão base para as intervenções pedagógicas. Os objetivos irão de acordo com Plano de Ensino Individualizado de cada aluno.

Setor de Psicologia/ Intervenção Comportamental

A intervenção comportamental é feita de forma individualizada. Após o levantamento das habilidades que serão avaliadas com o protocolo de avaliação, usado dentro da análise de comportamento aplicada – Terapia ABA, e visa identificar e avaliar as habilidades de linguagem.  Verbal Behavior Milestones Assesment and Placement Program (VB-MAPP), é elaborado um plano de ensino individualizado (PEI), que nos orienta e direciona para que seja trabalhado em cima de cada habilidade que a criança irá aprender ou  desenvolver. A interação entre terapeuta e aluno se dá por meio das respostas dadas as tentativas de comunicação da criança, de atividades prazerosas, com materiais familiares e reforçadores. A interação com as crianças devem ser feitas no intuito de motivar a participação deles nos programas e estabelecer uma relação harmoniosa e agradável. O terapeuta cria situações próximas ao ambiente natural para trabalhar algumas questões na prática e avaliar o quão positivos estão sendo os programas comportamentais;

Benefícios da Psicoterapia ABA:

  1. Contribui com a ampliação de repertório comportamental
  2. Ensina e aumenta comportamentos adequados
  3. Minimizam comportamentos disruptivos, como: birras, agressões, autolesivos e estereotipias
  4. Contribui com a diminuição da frustração e o aumento da satisfação no processo de aprendizagem
  5.  Promove comportamentos socialmente desejáveis

 Quem pode se beneficiar?

  1. Bebês: Estimulação Precoce
  2. Crianças, Adolescentes e Adultos: Estimulação do Desenvolvimento, Manejo de Comportamentos e Intervenção para Transtornos do Neurodesenvolvimento e do Comportamento.

As intervenções são divididas em seis etapas:

  1. Anamnese;

  1. Avaliação comportamental

  1. Programação individual

  1. Análise de dados

  • Devolutiva com os pais e/ou responsáveis
  • Atendimentos

Agora, vamos falar um pouquinho de cada uma dessas fases.

Anamnese

A anamnese é a coleta de dados pessoais, é uma entrevista que possui técnicas para o profissional construir sua avaliação e se aprofundar no diagnóstico do paciente.

  • Histórico
  • Relatos dos familiares
  • Diagnóstico;
  • Demais informações que podem ser relevantes (gostos, preferências, aversões…)

É a base a partir da qual se estabelece a necessidade do acompanhamento terapêutico e da qual serão definidas algumas etapas a serem trabalhadas no desenvolvimento da criança.

Avaliação comportamental

Nesta etapa é realizada testagem de diversas categorias de estímulos, como cores, números, gestos, palavras, objetos e ações. Também é feita a identificação do currículo atual da criança, que pode ser básico, intermediário ou avançado, com relação às habilidades:

  • Pré-acadêmicas;
  • Acadêmicas
  • De auto-cuidado;
  • Motoras;
  • De brincadeiras;
  • De linguagem
  • Sociais.

Diante das respostas apresentadas e interpretadas de acordo com a realidade do pequeno, o terapeuta identifica as áreas que precisam ser estimuladas ou ampliadas. Essa informação é essencial para criar o programa comportamental a ser aplicado.

Programação individual (Elaboração do PEI)

Na programação individual, é feita a introdução das habilidades ausentes ou com déficits do repertório da criança, de acordo com as informações previamente coletadas na avaliação comportamental. Nesse primeiro momento o intuito é de atender às especificidades do aprendizado do pequeno, no qual será reavaliado em um período de 6 meses.

São realizadas as atividades dos programas comportamentais. Os programas podem ser:

  • Ecóico;
  • Imitação motora – fina, grossa e oral;
  • Tato – nomeação e identificação;
  • Seguir comandos;
  • Intraverbal, entre outros.

Análise de dados

A análise dos dados é feita por meio das folhas de registro. Esses documentos servem para facilitar a comunicação entre os terapeutas, no que concerne ao desenvolvimento da criança e para a constante reavaliação da programação proposta.

Devolutiva com os pais e/ou responsáveis

A devolutiva é dada aos pais e/ou responsáveis, explicitando o que foi observado e investigado. Apresenta-se então o plano de intervenção a ser realizado com aquela criança.

Nosso objetivo é alinhar todo o processo terapêutico com a família e com os profissionais também envolvidos. 

Atendimentos – Intervenção Comportamental

A intervenção comportamental será feita a partir da aplicação dos programas que foram desenvolvidos no plano de ensino individual de cada criança que objetiva por ensinar e desenvolver as habilidades de cada aluno.

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